A Protexfire realiza a inspeção da edificação e emite documentos necessários para emissão do FICAM.
Leia maisInstalações e Manutenções de Extintores
A Manutenção de Extintores é o serviço efetuado com a finalidade de manter as condições originais de operação dos extintores após sua utilização ou quando requerido por uma inspeção.
A correta utilização dos extintores, bem como a manutenção dos mesmos, os leva a ter boa durabilidade. Para isso, o item de segurança e a vistoria periódica são a melhor maneira de manter a manutenção de extintores e otimizar o uso do aparelho, além de ser fundamental para a segurança do operador.
A manutenção de extintores se torna ainda mais necessária, pois todo cilindro submetido à pressão está sujeito a uma ruptura da carcaça. Recomenda-se maior frequência de inspeção aos extintores que estejam sujeitos a condições climáticas agressivas.
Os níveis de manutenção são:
I- Manutenção de Extintores Primeiro Nível (NBR 12962): realizada no local em que o extintor esta instalado, fazendo substituição de componentes, limpeza e substituição do rótulo se for necessário.
II- Manutenção de Extintores Segundo Nível (NBR 12962): deve ser realizada a cada 12 meses em local apropriado para o serviço. Esta manutenção implica em desmontar completamente o extintor, verificar a necessidade do recipiente ou cilindro ser submetido ao ensaio hidrostático, verificação da carga, limpeza de todos os componentes e verificação das partes internas e externas quanto à existência de danos ou corrosão, além de pintura, caso necessário.
III- Manutenção de Extintores de Terceiro Nível (NBR 13485): o extintor é revisado por completo, sendo obrigatório o teste hidrostático. A tinta do extintor deve ser removida para o teste e ele será repintado posteriormente, com troca dos selos e rótulo. O teste hidrostático deve ser realizado a cada 5 anos partindo da data de fabricação do extintor ou da última data de manutenção de terceiro nível.